Silêncio no Planalto e Reação de Haddad Marcam Dia Seguinte à Rejeição de Messias para o STF
No dia seguinte à significativa derrota sofrida pelo governo no Senado, com a rejeição de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o Planalto mantém uma postura de silêncio. Até o momento, não há expectativa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronuncie sobre o ocorrido, nem mesmo através de suas redes sociais.
A possibilidade de uma manifestação presidencial em um evento público agendado para a tarde desta quinta-feira (30/4), no Planalto, para anunciar crédito para aquisição de caminhões e ônibus, é considerada, mas não está prevista.
Em contrapartida, o ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), expressou publicamente seu descontentamento, classificando a derrota como tendo um “gosto amargo”. Conforme apurado pela BBC News Brasil, Haddad lamentou a decisão do Senado, argumentando que Messias “seria um grande ministro no Supremo Tribunal Federal para ajudar no combate à corrupção”.
Haddad Destaca Papel de Messias e Critica Decisão Incompreensível
Em entrevista ao portal Metrópoles, Haddad ressaltou a importância do trabalho de Jorge Messias no combate à corrupção, citando exemplos recentes como os casos do Banco Master e do INSS, onde a Advocacia-Geral da União (AGU) atuou prontamente. Apesar de não saber os motivos da rejeição, Haddad classificou o gesto como “incompreensível” e afirmou que “o combate à corrupção e ao crime organizado perdeu um aliado no Supremo”.
Mendonça Surpreende com Apoio a Messias e Críticas à Rejeição
Uma declaração que chamou a atenção foi a do ministro André Mendonça, indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Mendonça manifestou respeito à decisão do Senado, mas expressou sua opinião, afirmando que o Brasil perde a oportunidade de ter um “grande Ministro do Supremo”. Ele descreveu Messias como um homem de caráter, íntegro e que preenche os requisitos constitucionais. Mendonça ainda citou a frase, “E amigo verdadeiro não está presente nas festas; está presente nos momentos difíceis”, em referência ao apoio a Messias.
Oposição Celebra e Flávio Bolsonaro e Moro Comemoram Derrota do Governo
Em contraste com a postura do governo, parlamentares da oposição celebraram a rejeição de Jorge Messias. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou em sua conta no X que a decisão mostra que “o Brasil tem futuro”, argumentando que o Senado evitou o aparelhamento da justiça pela esquerda. Já o senador Sergio Moro (PL-PR) reiterou o desejo por um STF “independente de Lula e do Poder Executivo”, comemorando a rejeição.
Haddad Afirma que Lula Sai Fortalecido de Embates
Apesar do silêncio de Lula, Haddad defendeu que o presidente “sempre sai fortalecido desses embates”, lembrando de uma derrota anterior do governo no Congresso, quando uma medida provisória que aumentava tributos não teve sua validade mantida. Para Haddad, a rejeição de Messias não representa uma vitória para a oposição, mas sim um “enfraquecimento da instituição Presidência da República e do combate à corrupção”. Jorge Messias, servidor de carreira, recebeu 42 votos contrários e 34 a favor de sua indicação, em votação secreta que ocorreu após uma longa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).